O Coronavírus e os pequenos negócios

por Super User
em Blog
Acessos: 228

Com o aparecimento do Coronavírus na China, presenciamos quedas no mercado, nas bolsas de valores, commodities e nas ações das empresas.

Após o primeiro caso no Brasil e com os decretos para conter os avanços da doença, o comércio de um modo geral, vem enfrentando quedas, tanto em novas vendas, quanto recebimentos do que foi vendido. Enfrentamos prorrogamento de boletos vencidos, calotes e insegurança no mercado.

Segundo uma pesquisa do SEBRAE, cerca de 2,5 milhões de empresas do setor de varejo tradicional, entre companhias de pequeno porte, microempresas e microempresas individuais, devem ser afetadas pela pandemia. Além do varejo tradicional, os setores de moda (1,7 milhão), alimentação fora do lar (1,5 milhão) e construção civil (1,3 milhão) vêm logo atrás como os mais afetados. Os quatro setores juntos movimentaram, em 2018, uma massa salarial de R$ 215 bilhões. 

A pesquisa também coloca em alerta setores como de serviços educacionais, o de logística, o de transporte e o de tecnologia.

Somando-se os 14 setores mais afetados, há 12,3 milhões de pequenos negócios no país, que empregam 21,5 milhões de pessoas, 46,2% da força laboral que trabalha nesse tipo de companhia.

Precisamos cuidar da sobrevivência das micro e pequenas empresas. Uma alternativa é a tomada de crédito com fintechs e banco tradicionais.

Além disso, o que você pode fazer para sobreviver em meio a pandemia?

Primeiramente, pensar em como seu negócio pode estar na Internet. Como vender? Como chegar até seus clientes?

Você utiliza redes sociais? Já tem seu website? Realiza ações pelo whatsApp? Seu restaurante realiza vendas por meio de aplicativo? Você pode realizar atendimentos virtualmente?

Tudo isso pode te ajudar. Importante é não parar.

Nós, do Grupo CM Consultoria Tecnológica nos colocamos à disposição para ajudar as pequenas empresas, inclusive oferecendo uma consultoria gratuita no seu Instagram.

Entre em contato pelo WhatsApp (17)99119-8984 ou pelo email contato@grupocmconsultoria.com.br.

Boa sorte a todos nós!